QUEM SOMOS

QUEM SOMOS?

 

Somos Judeus Nazarenos ou do Caminho, conhecidos como os primeiros crentes em Yeshua/Jesus também chamados em hebraico como נצרים/Netzarim

No Livro de Atos Saulo é descrito como participante da seita dos nazarenos: 

“Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;” (Atos 24: 5).

Saulo também faz a seguinte declaração: “Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.” Atos 24:14

 

A HISTORIA POR TRAZ DOS NAZARENOS

Uma boa definição histórica sobre nós (nazarenos) foi dada por Epiphanius of Salames, que nos classificou como heréticos. Decidimos transcreve-la pelo valor histórico e por nos identificarmos com as definições que ele relatou sobre nós:

“Esses sectários, não se auto-denominam cristãos, mas nazarenos. Entretanto eles são simplesmente completos judeus. Eles usam não comente o novo testamento (Ketuvim Netzarim) mas também o velho testamento (Tanakh) como os judeus fazem. Eles não tem ideias diferentes mas professam tudo exatamente como a lei proclama, e do modo judaico. A não ser pela sua fé no messias, se é que dá pra entender, pois eles reconhecem a ressurreição dos mortos e a criação divina de todas as coisas.

Declaram que Deus é um e que seu filho é Yeshua, o Messias, Eles são treinados no idioma hebraico e pois entre eles a Torah inteira, assim como os profetas são lidos. Eles são diferentes dos judeus e diferente dos cristãos pelo seguinte:

Eles discordam dos Judeus Rabinicos pois creem em Yeshua, mas eles ainda tem como referencia de conduta a lei (Circuncisão, o sábado e o resto), e portanto eles não estão de acordo com os cristãos.
Eles não são nada, mas Judeus. Eles tem o Evangelho de Mateus na sua inteireza em hebraico como foi escrito originalmente”

Ref. (Epiphanius of Salames, Panarion 29 contra todas as Herezias)
Epiphanius of Salames escreveu essa obra contra todas as heresias em 374 dC.

Epifânio de Salamina (em latim: Epiphanius) foi um bispo da cidade de Salamina e metropolita da ilha de Chipre no final do século IV Ele ganhou uma reputação como um forte defensor da ortodoxia cristã. É também conhecido por ter escrito um enorme compêndio de heresias que ameaçaram o cristianismo primitivo até o seu tempo.
Uma vez que o judaísmo se enfraquecia, surgiu o cristianismo de dentro do grupo de Nazarenos.

DECLARAÇÃO DE FÉ

I. יהוה (DEUS)

Acreditamos que Deus é um. Acreditamos que Ele criou todas as coisas e sem Ele nada do que foi feito se fez. (João 1:3) Ele É antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. (Col. 1:17) Este Deus que é UM, se manifesta de forma plural, como: Pai, Filho e Espirito Santo. (1 João 5:7)

II. MESSIAS (YESHUA)

Acreditamos que Jesus (המשיה ישוע) veio, e com grande alegria ainda que demore aguardamos o seu retorno. Acreditamos que o Messias é a Palavra encarnada. ( João 1:1) Ele nasceu de uma virgem, viveu uma vida sem pecado de acordo com as escrituras, realizou milagres, foi crucificado para a expiação dos pecados, foi ressuscitado corporalmente no terceiro dia, subiu ao céu e atualmente se assenta a direita da Deus (יהוה). Ele retornará no final desta época para inaugurar o Reino de Deus na terra e governará o mundo a partir de Jerusalém com seu povo por mil anos.

III. ESPIRITO SANTO

Cremos que o Espirito Santo é o consolador, enviado por Deus, e que age em nós revelando o messias e nos convencendo do pecado, da justiça, e do juízo.

IV. BÍBLIA

Acreditamos que a Bíblia, que inclui tanto o Antigo Testamento (תוֹרָה) como o Novo Testamento, (הנזירים כתבים) é divinamente inspirada em seus textos e manuscritos originais. Acreditamos que a observância das Escrituras é obrigação moral de todo homem e a expressão de amor para com Deus. Observar as escrituras significa liberdade e não escravidão.

V. SALVAÇÃO

Acreditamos que, através da morte do Messias Yeshua /ישוע por causa de sua aliança de sangue conosco, herdamos a salvação. Esta salvação vem pela fé através da graça.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama (Joao 14:21a)

VI. CELEBRAÇÕES SOLENES DO SENHOR
Acreditamos na observação das festas do Senhor, descritas em Levítico 23. Cremos que as festas são proféticas e apontam para o nascimento, a morte e segunda vinda do Messias.

As Principais festas são:

  • Shabbat/ Sabado

  • Pessach/Pascoa

  • /Paes Asmos

  • Shavuot/Semanas/Primicias

  • Yom Teruá/ Dia da Trombeta

  • Yom kipur/ Dia do Perdão

  • Sukkot/ Festa das Cabanas

VII. A ÚNICA FÉ

Acreditamos que existe uma fé que foi de uma vez por todas entregue no Sinai. O Messias (Jesus) não veio para criar uma nova religião, mas para ser o Messias do Judaísmo, e confirmar a revelação de Deus contidas na Torah.